Tuesday 20 April 2010

Contraste 3

















Imagem Perceptível Imagem 2 Imperceptível


Técnica- De todas as imagens que fotografei ao longo da Rua Mercado Ferreira Borges estas foram as fotos que escolhi como protagonistas do meu trabalho. A primeira foto intitulada como "Imagem Perceptível" foi feita com um telemóvel Nokia 5310 Xpress que contêm uma câmara de 2 megapixel, zoom digital 4x ,2.0" QVGA 240 x 320 pixels, e um ecrã com 16 milhões de cores Para além de todas estas técnicas contêm ainda um sensor de luz ambiente e melhoria da legibilidade aumentada o tempo de funcionamento. O mesmo foi feito com a segunda imagem intitulada como " Imagem Imperceptível".
Simbologia- Quanto á "imagem perceptível " percebi que continha os parâmetros necessários como o detalhe das letras e pelo facto de ter a placa com a rua onde curiosamente tinha que ser fotografada. Quanto á " imagem imperceptível" foi escolhida por ser peculiar, especial e até despojada no sentido mais informal e relaxada por mostrar as letras já dificeis de decifrar.




















Técnica- Para a realização desta imagem ( esquerda) utilizei a Galeria de fotos do Windows Live. Em primeiro lugar fiz uma pequena mudança no contraste indicando alguns pontos como sendo os centrais depois diminui um pouco a luminosidade e recortei um pouco nas extremidades. Com o programa Paint inverti verticalmente a imagem para depois rodar o ângulo em cerca de 180º. De seguida torci verticalmente 7 graus e finalizei invertendo as cores criando um contraste entre elas. Quanto á imagem da direita utilizei os mesmos programas. Iniciei primeiro com o programa da Galeria de fotos do Windows Live mudando a temperatura da cor para o rosado , depois aumentei o tom e a saturação. Com o programa do Paint torci horizontalmente a imagem em 10 graus criando um efeito " estica". De seguida inverti no sentido vertical e voltei a recortar a imagem centrando nos pontos mais importantes.
Simbologia- De acordo com a escolha da foto original voltei a retratar uma parte específica que a placa com o nome da rua. Achei que o contraste entre as cores funcionou bem uma vez que a original é de dia e com as modificações criei um ambiente nocturno. Outro ponto que ficou diferente foi o facto da placa ser colocada ao contrário. Com a outra imagem quis voltar a especificar a imperceptividade das letras fazendo com que se dificultasse ainda mais a clareza e os detalhes das letras.










No comments:

Post a Comment